domingo, 23 de outubro de 2011

A Capital Federal: Brasília - Brasil

Brasília é enorme!!!!

Este post não poderia começar diferente! Na capital federal tudo acontece!

Eu realmente acredito que não só às terças, quartas e quintas feiras a capital se movimenta. Vivenciei uma realidade diferente.

Para começar, não é tão seco quanto eu acreditava... o pior mês é setembro, e como estive em outubro, peguei chuva (todos os dias, mas não o tempo todo).

Foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa (e não por Niemeyer!). O Plano Piloto (coloque no google maps e veja a ideia do avião projetado) concentra os monumentos mais conhecidos do Distrito Federal.

Muitos prédios e monumentos de Brasília foram projetados por Oscar Niemeyer, como o Palácio do Planalto.

Brasília é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco!

Acho que seria impossível falar de todos os monumentos e prédios, então, escolhi alguns.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como catedral de Brasília, é linda!!!!! Realmente encanta os olhos!!

Projetada por Niemeyer, teve sua estrutura pronta em 1960, mas a inauguração se deu apenas em 1970. Um dos problemas que apresentava era o intenso calor, pois os vitrais deixavam passá-lo, e não havia circulação de ar compatível para refrescar o ambiente. Contudo, recentemente foi feita uma grande reforma em toda a igreja, e os antigos vitrais foram trocados por novos, com vidro duplo e, agora, mesmo com sol forte, não senti calor lá dentro.

Os vitrais da catedral foram desenhados por Marianne Peretti, e no centro da igreja há lindos anjos esculpidos sobrevoando.... realmente tive uma sensação de paz!



Um outro passeio imperdível é a visita guiada no Palácio do Planalto. A visita é gratuita, e acontece a cada 30 (trinta) minutos. Um (a) guia te acompanha e conta um pouco a história do nosso país, principalmente no tocante ao Poder Legislativo.

O Congresso Nacional é formado por duas casas legislativas: O Senado Federal (representantes dos Estados) e a Câmara dos Deputados (representantes da população de cada Estado).

Caso você não tenha tido a oportunidade de ler a Constituição Federal (www.presidencia.gov.br), você poderá aprender muito sobre este Poder tão importante do nosso país... quem sabe nossos eleitores não aprendem a votar!! (desabafo!)



Achei MUITO interessante a MAQUETE TÁTIL do Congresso Nacional - para que os deficientes visuais possam entender como é o prédio! Nota 10!


(Lú! Obrigada por ser a "modelo"!)

Você sabe porque se chama "Praça dos Três Poderes"? Por que ela alberga os órgãos máximos dos três Poderes do nosso país: Poder Legislativo (Congresso Nacional), Poder Executivo (Presidência) e Poder Judiciário (STF - Supremo Tribunal Federal).



Você pode ver uma vista linda de Brasília a partir da Torre da TV (estrategicamente colocada!!!). A subida é através de um elevador (com reforma recente, pois estava quase caindo!).



Tem mais um post de Brasília vindo por aí......

2 comentários:

  1. Carol,você teve muuuuuuuuita sorte em conhecer Bsb no mês de outubro... Ficamos sem chuva de maio até final de setembro. Seca desesperadora!
    Ah, vc foi no Memorial JK? Acho bem curioso o fato dos restos mortais de JK estarem guardados na Câmara Mortuário: um lugar bonito, mas fúnebre!
    Dá próxima vez que vier passear por aqui, me avise!
    Bjos.
    Lilian S.

    ResponderExcluir
  2. Vou cobrar meus honorários, rsrsrsrs Foi um prazer!!! Saudades!!!! Bjus Lu

    ResponderExcluir