Caieiras - uma parte capixaba que você precisa experimentar!

Feriado de Páscoa... crianças esperam o coelhinho com ovos de chocolate....

No Espírito Santo, ano a ano uma tradição se renova: a TORTA CAPIXABA! Às vésperas da sexta feira da paixão espaços públicos são tomados de vendedores de palmito, os supermercados lotam de compradores de bacalhau e azeite, e as peixarias vendem todas as especiarias que o mar nos dá.


Uma região da Grande Vitória torna-se a mais visitada nessa sexta-feira: ILHA DAS CAIEIRAS. Para chegar lá você deverá seguir na Reta da Penha e depois, no sentido Maruípe. O local é bem sinalizado, com placas indicando a região.



Eu confesso: nunca tinha ido na Ilha das Caieiras, mas me apaixonei. Na verdade não é uma ilha, mas fica na parte norte da ilha de Vitória. Cheguei lá bem cedo, por volta das 8:00 horas. A maré estava baixa, e a visão é apenas de mar e mangue.



Descobri a existência do Museu Histórico da Ilha das Caieiras - infelizmente nunca tinha sequer ouvido falar, e ainda, estava fechado, em pleno feriado, e com grande movimentação na comunidade.



Devido à proximidade dos manguezais, e também por ser região de pescadores, as mulheres se dedicam aos frutos do mar, e no feriado de Páscoa barracas são montadas nas ruas com a famosa Torta Capixaba.


São várias opções, mas também há restaurantes - que funcionam o ano todo - e que se dedicam à moqueca e à torta capixaba.



De todas, a que mais me chamou atenção foi a Srª Lelete, simpática e à qual agradeço muito pelas fotos!


Ela faz a torta na hora - ela coloca sua barraca na rua, com o fogão, forno, e todos trabalham ali.... pena que na foto não tem o cheiro e o sabor!




A receita ela não deu - e eu nem pedi! Mas ela garantiu que o tempero é especial. Na verdade, o bom é experimentar!!!! Compramos e comemos: estava uma delícia!!! Não deu nem tempo de tirar foto!


Como disse, era cedo, e as ruas não apresentavam a grande movimentação que acontece por volta de 12:00h. Mas, o bom foi que, sem trânsito (as ruas são muito estreitas) e sem tumulto, compramos o almoço da sexta feira santa.

Os preços da torta variam de R$ 5,00 até R$ 80,00 - depende do tamanho, e se vai na panela de barro ou descartável.

A torta leva bacalhau, peixe, camarão, mexilhão, caranguejo, palmito. Caso você não goste de todos os frutos do mar, há opções somente com bacalhau e palmito.

Caso esteja no Espírito Santo no feriado da Páscoa, conheça a Ilha das Caieiras. Se não for nesta época, conheça ainda assim. Recomendo o Restaurante Teresão, muito famoso na região.


O gostoso do passeio foi que, além de conhecer a Ilha das Caieiras, ter uma vista linda, verdadeiramente demos a volta na Ilha de Vitória. Se você começar seu passeio pelo lado de Maruípe (como sugeri acima), você pode continuar pela Rodovia Serafim Derenze, passar pelo bairro de Santo Antônio, e chegar próximo à rodoviária de Vitória (Centro da Cidade).

Na Basílica de Santo Antônio, na sexta feira do feriado, você pode assistir ao Teatro da Paixão de Cristo - que acontece às 20 horas.


Quer saber mais sobre Vitória? Tem post aqui no blog!

E aí? Vamos conhecer? Boa viagem!!!

Marcadores: