domingo, 8 de abril de 2012

Caieiras - uma parte capixaba que você precisa experimentar!

Feriado de Páscoa... crianças esperam o coelhinho com ovos de chocolate....

No Espírito Santo, ano a ano uma tradição se renova: a TORTA CAPIXABA! Às vésperas da sexta feira da paixão espaços públicos são tomados de vendedores de palmito, os supermercados lotam de compradores de bacalhau e azeite, e as peixarias vendem todas as especiarias que o mar nos dá.
Uma região da Grande Vitória torna-se a mais visitada nessa sexta-feira: ILHA DAS CAIEIRAS. Para chegar lá você deverá seguir na Reta da Penha e depois, no sentido Maruípe. O local é bem sinalizado, com placas indicando a região.



Eu confesso: nunca tinha ido na Ilha das Caieiras, mas me apaixonei. Na verdade não é uma ilha, mas fica na parte norte da ilha de Vitória. Cheguei lá bem cedo, por volta das 8:00 horas. A maré estava baixa, e a visão é apenas de mar e mangue.



Descobri a existência do Museu Histórico da Ilha das Caieiras - infelizmente nunca tinha sequer ouvido falar, e ainda, estava fechado, em pleno feriado, e com grande movimentação na comunidade.



Devido à proximidade dos manguezais, e também por ser região de pescadores, as mulheres se dedicam aos frutos do mar, e no feriado de Páscoa barracas são montadas nas ruas com a famosa Torta Capixaba.


São várias opções, mas também há restaurantes - que funcionam o ano todo - e que se dedicam à moqueca e à torta capixaba.



De todas, a que mais me chamou atenção foi a Srª Lelete, simpática e à qual agradeço muito pelas fotos!


Ela faz a torta na hora - ela coloca sua barraca na rua, com o fogão, forno, e todos trabalham ali.... pena que na foto não tem o cheiro e o sabor!




A receita ela não deu - e eu nem pedi! Mas ela garantiu que o tempero é especial. Na verdade, o bom é experimentar!!!! Compramos e comemos: estava uma delícia!!! Não deu nem tempo de tirar foto!


Como disse, era cedo, e as ruas não apresentavam a grande movimentação que acontece por volta de 12:00h. Mas, o bom foi que, sem trânsito (as ruas são muito estreitas) e sem tumulto, compramos o almoço da sexta feira santa.

Os preços da torta variam de R$ 5,00 até R$ 80,00 - depende do tamanho, e se vai na panela de barro ou descartável.

A torta leva bacalhau, peixe, camarão, mexilhão, caranguejo, palmito. Caso você não goste de todos os frutos do mar, há opções somente com bacalhau e palmito.

Caso esteja no Espírito Santo no feriado da Páscoa, conheça a Ilha das Caieiras. Se não for nesta época, conheça ainda assim. Recomendo o Restaurante Teresão, muito famoso na região.


O gostoso do passeio foi que, além de conhecer a Ilha das Caieiras, ter uma vista linda, verdadeiramente demos a volta na Ilha de Vitória. Se você começar seu passeio pelo lado de Maruípe (como sugeri acima), você pode continuar pela Rodovia Serafim Derenze, passar pelo bairro de Santo Antônio, e chegar próximo à rodoviária de Vitória (Centro da Cidade).

Na Basílica de Santo Antônio, na sexta feira do feriado, você pode assistir ao Teatro da Paixão de Cristo - que acontece às 20 horas.


Quer saber mais sobre Vitória? Tem post aqui no blog!

E aí? Vamos conhecer? Boa viagem!!!

3 comentários:

  1. Sempre escuto elogios sobre a Ilha das Caieiras... mas infelizmente nunca visitei esse cantinho, agradeço ao blog por ter me apresentado esse delicioso local, espero em breve conferir de perto essa maravilha. Parabéns pela bom gosto! realmente é uma pena as fotos não transmitirem o cheiro! abraços, Ademilda

    ResponderExcluir
  2. Flávia C.P. Ramos8 de abril de 2012 20:36

    ADOREI!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Torta capixaba já é uma delícia. E as que são feitas na Ilha das Caieiras conseguem ser ainda mais gostosas (com exceção da que a minha mãe faz - hahaha). O passeio vale mto a pena!

    Lilian S.

    ResponderExcluir