Uma parada por Mantova - Itália

MANTOVA....

Confesso que até começar o planejamento da viagem pela Itália eu não conhecia Mantova. Mas descobrimos que um colega do meu marido estava morando lá, e que se conseguíssemos falar com ele, passaríamos pela cidade, afinal, visitaríamos Verona, que é bem pertinho.

Conseguimos falar com ele já na saída de Verona, e claro, não vi coisa alguma sobre a cidade... mas tinha a certeza de que, com um morador, eu não perderia o melhor da cidade.

Mantova é uma cidade italiana que pertence à Lombardia (mesma região de Milão) e é linda!!!! Sugiro que conheçam!




O centro da cidade é envolto por três grandes lagos (que eu achei que era um largo rio!): Lago Inferiore, Lago di Mezzo e Lago Superiore.






Logo ao chegar, para quem vem de Verona, você se deparará com o Castelo de San Giorgio. A pequena cidade medieval foi fundada pela Família Gonzaga, e a maioria das construções remontam a esta época (século XIII).



Em razão do contexto histórico, assim como outras pequenas cidades da Itália, Mantova possui ruas estreitas, de modo que a melhor opção é estacionar o seu carro e conhecer o centro com pequenas caminhadas entre os pontos turísticos.



Partindo do Castelo de San Giorgio, descendo à sua direita (pela Porta San Giorgio), você chegará à Piazza Sordello - nesta grande praça fica o Palazzo Ducale - antiga residência da família Gonzaga, e também a Igreja de São Pedro, que é a catedral da cidade (Duomo).






O ponto alto do passeio ao Castelo de San Giorgio é a Camera della Sposi (câmara dos noivos) que possui um círculo de afrescos glorificando a família Gonzaga. 

Da Igreja de São Pedro (Cattedrale di San Pietro) apenas a torre românica é resquício da construção original.

Na Piazza Sordello acontecem os melhores eventos: festivais gastronômicos e culturais.




A caminho da Piazza delle Erbe o Palacio della Ragione e a construção à sua frente abrigam vários restaurantes, lojas, e uma feira ao ar livre (com venda de acessórios, roupas etc).

Lá fica o restaurante Pavesi e Pavesino (Piazza Erbe, 13), que segundo indicação, possui o melhor arroz mantovano - prato típico da cidade que possui como ingrediente linguiça caseira. Aprovado!! 

(para quem é do Espírito Santo, acredito que ficaria muito bom se feito com o socol - fica a dica!!!).

Um dos locais de que mais gostei foi a Rotonda di San Lorenzo - a construção circular fica abaixo do nível das demais, e foi descoberta após alguns anos, com escavações.



Ao tempo da viagem aconteciam novas escavações bem próximas à Rotonda. Encontraram no local os corpos de um casal, abraçados, e alguns sugeriram que, na verdade, eram Romeu e Giulietta. Nada foi ainda comprovado....

Deixe parte do seu dia para conhecer o Palazzo Te (vá de carro até lá). Um pouco mais distante do grande centro, construído como residência de verão para a Família Gonzaga no século XV, o palácio possui ao seu redor um grande jardim, e bem próximo o hipódromo e  o estádio de futebol (time: Mantova F. C.). Nas suas dependências há um museu com obras variadas, destacando-se os afrescos pintados nos quartos.




Pertinho da cidade fica o Mantova Outlet - lugar excelente para comprar malas (se você já estiver precisando!!). Também possui uma loja enorme dos Chocolates Lindt. Abre todos os dias, das 10:00h às 20:00h. Para maiores informações: www.fashiondistrict.it

Você conhece Mantova? Deixe nos comentários suas dicas?!

Não conhece? Ficou com dúvida? Mande sua pergunta! :)

Muito obrigada à Silvia que me ajudou relembrando os ótimos momentos do nosso encontro!!!


Serviço:
Hotel: Hotel Italia - o hotel é pequeno e simples, mas bem localizado. Pagamos no inverno 70 Euros para um casal. Ótimo para pernoitar na cidade e partir para novos caminhos. Endereço: Piazza Cavallotti, nº 8 - www.hotelitaliamantova.com 

Sites:
www.turismo.mantova.it
www.cittadimantova.it

Marcadores: