A Grandeza de San Gimignano

Imagine-se na época medieval, no alto de um monte, em meio à região da Toscana... Cenário de filme? Sim, você está em San Gimigniano!




A pequena cidade, que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO, está no alto do monte e ainda preserva 14 (catorze) das suas torres originais - eram 72 (setenta e duas) torres, construídas por famílias ricas, para proteção.


A cidade é sede de um pequeno vilarejo etrusco do período Helênico (III-II a.C), começou sua história por volta do século X, tendo seu nome a partir do Bispo de Modena, que salvou a aldeia. Desenvolveu-se muito durante a Idade Média graças à Via Francigena, que atravessava um extraordinário florescimento da arte.


Com a peste de 1348 a cidade submergiu em crise, levando os funcionários do governo a declarar a submissão a Florença em 1353, mas ainda assim, a cidade sofreu grande deterioração e abandono.

Hoje sua importância artística e arquitetônica contribuem para riqueza cultural e econômica.


Para chegar à cidade você poderá ir apenas de carro ou ônibus - não há linhas de trem. Se estiver de carro você só poderá subir à cidade para deixar suas malas em um dos hotéis existentes por lá. Isso porque não é possível estacionar ou se locomover dentro da cidadela com veículo. As ruas são estreitas e com as portas das residências já na via (não há calçadas, estacionamentos, sinais de trânsito).

Em razão da sua estrutura foram criados três grandes estacionamentos (possuem valores diferentes), e você terá que chegar à sua hospedagem andando - o que facilita a gastar as calorias que você vai ganhar ao se deliciar com o melhor sorvete do mundo (título nos anos de 2006/2007 e 2008/2009) - o gelato da Gelateria Di Piazza (Gelateria Dondoli) é maravilhoso! Mesmo em dias mais frios é preciso experimentar! Como dica, experimente o de menta. (www.gelateriadipiazza.com)



A pequena porta em frente à Piazza della Cisterna te leva a sabores únicos, muitas vezes servidos pelo Sr. Sergio Dondoli, proprietário da gelateria.


Andando pela Piazza, aproveite para fazer um pedido e jogar uma moeda na cisterna existe na praça.



Imperdível, também, um passeio pelo Museo della Tortura - proibido para pessoas sensíveis - o espaço guarda objetos de toda a idade média e possui rico acervo. Fica na Via del Castello, 1/3 (pertinho da Piazza della Cisterna).




A outra praça da cidade - Piazza del Duomo - abriga a entrada à visitação da Torre Grossa (você pode subir os 54m e ter a melhor vista), a Collegiata (principal igreja) e Museu e merece uns minutos de observação da tranquilidade que transita por ali.

(Torre Grossa)


Você pode adquirir ingresso para visitar a igreja e museu por 5,50. Após esta visita, siga para as costas da igreja e percorra a Rocca di Montestaffoli, uma fortaleza de 1353.

A cidade comporta ainda vários hotéis de agroturismo, mas que ficam um pouco mais afastados destas principais atrações.


Não deixe de apreciar o vinho local, Vernaccio, que deve ser bebido super gelado!

Inclua San Gimingnano na sua visita à Toscana.

(vista do quarto do hotel)

Serviços:

Dois hotéis centrais - que ficam um de frente ao outro - estão à disposição dos visitantes:
1. La Cisterna Hotel (www.hotelcisterna.it)
2. Hotel Leon Bianco (www.leonbianco.com) 

Se quiser reservar um deles, clique aqui.

Ambos também ofertam restaurantes, que são abertos ao público em geral. 

No Bar e Restaurante La Cisterna a pizza e a lasanha possuem o mesmo preço (custou 8); já a taça de Vernaccio saiu por 4.


Outra dica de restaurante é o Dorando' - junto a Piazza Duomo (www.ristorantedorando.it) - excelente!

Como opção de hospedagem vários residentes oferecem B&B (Bed and Breakfast). No site www.sangimignano.com você encontra várias informações de hotéis, dentre outras. O Centro de Turismo também oferece compilado de hotéis, Bed & Breakfast e hotéis de agroturismo.

Estacionamentos:
P1 - valor: 6 - fica a 600m da Piazza della Cisterna
P2 - valor: 20 - fica a 300m da Piazza della Cisterna
P3/P4 - valor: 15,00 - fica a 500m da Piazza della Cisterna

Distâncias:
Florença a San Gimignano: 52 km
Siena a San Gimignano: 44 km
Roma a San Gimignano: 288 km

Marcadores: