A Capital Federal: Brasília - Brasil

Brasília é enorme!!!!



Este post não poderia começar diferente! Na capital federal tudo acontece!



Eu realmente acredito que não só às terças, quartas e quintas feiras a capital se movimenta. Vivenciei uma realidade diferente.



Para começar, não é tão seco quanto eu acreditava... o pior mês é setembro, e como estive em outubro, peguei chuva (todos os dias, mas não o tempo todo).



Foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa (e não por Niemeyer!). O Plano Piloto (coloque no google maps e veja a ideia do avião projetado) concentra os monumentos mais conhecidos do Distrito Federal.



Muitos prédios e monumentos de Brasília foram projetados por Oscar Niemeyer, como o Palácio do Planalto.



Brasília é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco!



Acho que seria impossível falar de todos os monumentos e prédios, então, escolhi alguns.



A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como catedral de Brasília, é linda!!!!! Realmente encanta os olhos!!



Projetada por Niemeyer, teve sua estrutura pronta em 1960, mas a inauguração se deu apenas em 1970. Um dos problemas que apresentava era o intenso calor, pois os vitrais deixavam passá-lo, e não havia circulação de ar compatível para refrescar o ambiente. Contudo, recentemente foi feita uma grande reforma em toda a igreja, e os antigos vitrais foram trocados por novos, com vidro duplo e, agora, mesmo com sol forte, não senti calor lá dentro.



Os vitrais da catedral foram desenhados por Marianne Peretti, e no centro da igreja há lindos anjos esculpidos sobrevoando.... realmente tive uma sensação de paz!



Um outro passeio imperdível é a visita guiada no Palácio do Planalto. A visita é gratuita, e acontece a cada 30 (trinta) minutos. Um (a) guia te acompanha e conta um pouco a história do nosso país, principalmente no tocante ao Poder Legislativo.

O Congresso Nacional é formado por duas casas legislativas: O Senado Federal (representantes dos Estados) e a Câmara dos Deputados (representantes da população de cada Estado).

Caso você não tenha tido a oportunidade de ler a Constituição Federal (www.presidencia.gov.br), você poderá aprender muito sobre este Poder tão importante do nosso país... quem sabe nossos eleitores não aprendem a votar!! (desabafo!)



Achei MUITO interessante a MAQUETE TÁTIL do Congresso Nacional - para que os deficientes visuais possam entender como é o prédio! Nota 10!


(Lú! Obrigada por ser a "modelo"!)

Você sabe porque se chama "Praça dos Três Poderes"? Por que ela alberga os órgãos máximos dos três Poderes do nosso país: Poder Legislativo (Congresso Nacional), Poder Executivo (Presidência) e Poder Judiciário (STF - Supremo Tribunal Federal).



Você pode ver uma vista linda de Brasília a partir da Torre da TV (estrategicamente colocada!!!). A subida é através de um elevador (com reforma recente, pois estava quase caindo!).



Tem mais um post de Brasília vindo por aí......

Hospedagem em Brasília? Você pode escolher aqui!

Ótima Viagem!

Marcadores: