Museu Vale - Patrimônio Cultural Capixaba


Situado em Vila Velha, Espírito Santo, o Museu Vale está em funcionamento desde 1998. Trata-se da antiga estação ferroviária, e além do espaço do museu, conta com uma locomotiva a vapor e um restaurante.


O museu fica no bairro Paul, que não é turístico, mas há placas que indicam a direção a tomar. Inicialmente a estação se chamava São Carlos, mas em 1935 passou a ser denominada "Estação Pedro Nolasco" em homenagem ao engenheiro que atuou na obra.


Embora hoje a Estação Pedro Nolasco funcione em Cariacica (município vizinho), o Museu ainda mantém intacta a inscrição no seu prédio.



À beira da Baía de Vitória, com uma vista muito linda, o museu abriga exposições temporárias e também a história da ferrovia Vitória - Minas, com acervo de peças e fotos. 



Para as crianças (grandes e pequenas!) o que mais encanta é a maquete de 34 m² que representa o ciclo da extração do minério de ferro até sua chegada no porto para a exportação.






Para conhecer melhor a história, há audioguias disponíveis em português e inglês - são gratuitos, você apenas precisará preencher uma ficha de responsabilidade.

Na locomotiva importada da Filadélfia (EUA) é possível entrar e se sentar e buscar a sensação da viagem nem tão distante dos dias atuais. Curiosamente ela possui duas janelas - uma de vidro e outra de madeira - para proteger os passageiros de pedras que eram arremessadas no vagão.



Essa é a sala de exposições temporárias, mas estava fechada, pois a última findou no último dia 15.


Em um vagão anexo há o Café Museu - que serve almoço e jantar (a la carte), e ainda atende a festas particulares (até 180 pessoas). A comida é boa, prevalecendo as massas, com preços equivalentes ao de restaurantes externos - pratos de R$ 25,00 a R$ 50,00 aproximadamente.

Além da área interna (o próprio vagão), há uma área externa, coberta, de onde se aprecia uma vista linda.


Lá descobri uma empresa que faz passeio de trem: www.libertyturismo.com.br - Ainda não conheci o serviço prestado, mas assim que fizer, conto para vocês!
  
De todo modo, a Estação Pedro Nolasco (Cariacica) está em pleno funcionamento, e possui trens diários para o interior do Espírito Santo e o estado de Minas Gerais (até Belo Horizonte).




Dá para ver a "Leopoldina"... que merece uma reforma!


Crítica: apesar de muito limpo e organizado achei o atendimento ruim. Não há estímulo à visitação, nem mesmo a informação aos transeuntes de opção de audioguia (português/inglês). A sensação era de que não queriam ser incomodados. Apenas para ressaltar, ao chegar no museu cumprimentei com um "boa tarde" e nenhum dos três funcionários que se encontravam no hall me respondeu.

Serviço: Museu Vale - www.museuvale.com Tel: (27) 3333-2482 - Há possibilidade de marcar uma visita orientada, inclusive de escolas. Fechado apenas às segundas-feiras. 

OBS: Foi difícil escolher as fotos.. o lugar é muito bonito.. descobri uma beleza enorme do Centro de Vitória - tudo depende do nosso olhar! 



Marcadores: