Florença... para descobrir, redescobrir e admirar sempre!

Gostaria de ser historiadora e te explicar cada cantinho de Florença... a rica cidade possui grande acervo de arte decorrente dos longos anos, principalmente, do poder emanado pela Família Medici.


A cidade cortada pelo rio Arno conserva intacta apenas uma de suas pontes – Ponte Vecchio – construída em 1345 e salva por ordem de Hitler, porque as outras vieram abaixo na época da 2ª (segunda) Guerra.

Um dos símbolos da cidade, a Ponte Vecchio tem inúmeras joalherias, fazendo um contorno diferente na ponte, e é um dos pontos altos do passeio romântico... quem sabe o lugar para o pedido de casamento ou renovação de votos?!


Seguindo em direção ao centro da cidade, nas proximidades da Ponte Vecchio aproveite para apreciar os arredores da Piazza della Signoria, repleta de esculturas, é um museu a céu aberto. Lá estão o Palazzo Vecchio e a Galeria degli Uffizi; esta abarca obras de Leonardo da Vinci, Rafael e, de Michelangelo, como o quadro “A Sagrada Família” (obra precursora dos afrescos da Capela Sistina), além de outros artistas.

O Palazzo Vecchio abriga um museu, mas hoje é a prefeitura da cidade; passou por diversas ampliações até chegar ao prédio atual. O “Salão dos Quinhentos” merece sua visita. Um dos símbolos do Palazzo é a Torre de Arnolfo, emblema da cidade, construída em 1310. Há visitas guiadas para adultos e crianças, mas nenhuma delas em português.


Pensar em Florença é visualizar o grande Duomo – a Basílica di Santa Maria del Fiore (www.duomofirenze.it) que se destaca imponente em Florença dentre as ruas estreitas e outras grandes construções. Junto a ela ficam também o Campanário e o Batistério, formando na praça as edificações mais bonitas da Toscana.



O Duomo é formado por vários mosaicos de mármore e possui capacidade para 20 (vinte) mil pessoas. O Batistério é do século VI e serviu como principal igreja da cidade, sendo depois substituído pela igreja Santa Reparata – os restos desta estão na cripta do Duomo.


Pertinho da igreja aproveite para visitar o Mercado de San Lorenzo, seguir pelo Museu Leonardo da Vinci e chegar até a Galleria dell’ Academia, onde está uma das maiores atrações de Florença: a estátua de Davi, de Michelangelo. Não há palavras para explicar. Não é possível tirar foto, o que nos deixa com vontade de voltar e apreciar a magnitude da obra – sem exageros!

Ao voltar ao rio Arno, atravesse pela Ponte Santa Trinitá: você terá a vista mais bonita da Ponte Vecchio. Destruída em 1944, foi reconstruída com as pedras originais, e recolocadas as esculturas que foram resgatadas no rio.

Aproveite para visitar o Palazzo Pitti: repleto de obras de arte, este edifício chama atenção pelo seu tamanho.  Foi palco de luxuosos eventos e ainda hoje recebe espetáculos de balé e concertos. Os apartamentos reais ficam fechados para visitação em janeiro.


Um passeio imperdível é conhecer a Officina Profumo Farmaceutica Di Santa Maria Novella (ao lado da Igreja). É uma das boticas mais antigas do mundo – foi fundada em 1612! Mas o mais interessante é escolher a sua fragrância, que será preparada na hora segundo receitas de antigos frades. O espaço já vale a visita. Prepare-se para desembolsar muitos Euros pelo mimo!


Florença respira arte, palco da Renascença. Muitas outras atrações também estão espalhadas pela cidade: igrejas, museus, parques... como sugestão também é possível visitar, a depender do seu interesse:

(Santa Maria Novella)

Sugerimos três (3) dias na cidade, para apreciar os pontos mais importantes  - você conseguirá ver as dicas que propusemos com tranquilidade.


E você? Tem alguma dica para o amigo viajante?

Aproveite as dicas e boa viagem!!

Serviço:
Para reservar ingressos para a Galleria Dell’ Academia e Galleria degli Uffizi: www.florence-museum.com
Officina Profumo Farmaceutica Di Santa Maria Novella: Via della Scala, 16, Florença site: www.smnovella.it

Dica de hotel: Hotel Arizona - Via Luigi Carlo Farini, 2 - www.arizonahotel.it - bom quarto, boa localização e atendimento gentil.

Dica de restaurante: Acquacotta - via dei Pilastri, 51 (fecha às segundas) - variedade, comida gostosa, preço bom e atendimento especial.

Marcadores: