Cabo da Roca - o ponto mais ocidental da Europa


"Eis aqui, quase cume da cabeça 
De Europa toda, o Reino Lusitano, 
Onde a terra se acaba, e o mar começa
Esta á a ditosa Pátria, minha Amada."
Luís de Camões (Os Lusíadas)


Assim somos muito bem recebidos no Cabo da Roca.

Situado em Sintra, freguesia (bairro) de Colares, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do continente Europeu, e fica pouco mais de 40km (quarenta quilômetros) de Lisboa.


O local tem uma beleza natural ímpar, um mar de cores extraordinárias, e marca especialmente Portugal, enriquecendo a história dos Descobridores e a propensão em se relacionar diretamente com o imenso Oceano Atlântico.


O marco da foto acima foi instalado em 1979 pela Câmara Municipal de Sintra, sendo o marco do ponto turístico (não é tão fácil encontrá-lo tão vazio). 


É um passeio que dura cerca de 30 minutos, de modo que pode ser facilmente feito juntamente com uma visita a Cascais ou Sintra.

O Farol do Cabo da Roca, infelizmente, não é aberto ao público. Há uma pequena loja de souveniers, e uma lanchonete. Por esta razão, não programe grandes refeições no local.

Vestígios históricos informam que existia um forte no local, no século XII, exercendo papel importante na vigia de Lisboa. No entanto, não é possível avistar estes vestígios.

Vá para apreciar a vista, o mar, o vento (intenso), e se sentir mais pertinho das Américas!


Serviço:
Há autocarros (ônibus) que saem de Cascais e de Sintra. Para ver os horários, clique aqui.

Aos domingos pela manhã há, habitualmente, passeio de motociclistas (trânsito mais intenso).

Outra dica de bate-volta de Lisboa? Veja nosso post sobre Óbidos!

Hospedagem em Lisboa? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Marcadores: , , , ,