Pastelarias incríveis em Lisboa


Quando se fala em gastronomia, Portugal está bem no topo da lista dos melhores países para apreciar e se fartar em delícias!

Além dos pratos tradicionais que levam bacalhau, a pastelaria portuguesa é uma doce lembrança para quem passa pela Terrinha.


doces portugueses na vitrina da Versailles

Em Portugal não se usa, habitualmente, padaria ou cafeteria, mas Pastelaria, e as melhores, com certeza, são portuguesas!

Escolhi 9 Pastelarias para apreciar sem moderação!

Ah! Coloquei em ordem alfabética, e não estão em ordem de preferência, pois seria impossível, e até injusto. 

Vamos lá!

1. A BRASILEIRA. Acho o café mais poético! Fundado em 1905, seu ilustre frequentador Fernando Pessoa deixou este café mais charmoso e culto, sem dúvidas! Sente-se na esplanada, tire foto na estátua do Poeta e veja os muitos turistas que transitam pelo Chiado incansavelmente.


parte interna da A Brasileira, com espelhos, lustres, pessoas

A depender do dia e horário, também se ouve boa música à porta da Pastelaria, já que muitos artistas de rua ficam por ali.

O periódico inglês The Telegraph o elegeu como um dos 14 cafés históricos para se conhecer antes de morrer! Não perca a oportunidade!

Endereço: Rua Garrett, n. 120, Chiado (bem no Largo do Chiado).


2. AMÉLIA. O espaço é lindo: moderno, fresco, aconchegante. O atendimento excelente. A comida deliciosa. Ouso dizer que foi o melhor açaí que comi em Portugal. Dos espaços mais novos em Lisboa, fica entre os charmosos bairros Estrela e Campo de Ourique (o que dificulta chegar pelo metro), mas vale a pena caminhar até lá.


tigela de açaí com frutas e o nome Amélia ao fundo

Amélia é a namorada do NICOLAU, que também entra nesta lista. Quer saber mais sobre este amor? O site oficial te conta direitinho!

Endereço: Rua Ferreira Borges, n. 101.


3. CAFÉ DA GARAGEM. Uma vista impagável, um ambiente descolado, e paciência para se sentar. Há opções de almoço, lanche e cafés.

Vá com tempo para vivenciar o local. Fica em baixo de um Teatro, e todo o local é cheio de arte.


espaço do café com mesas, cadeiras e pessoas e uma vista linda de Lisboa

Endereço: Teatro Taborda. Costa do Castelo, n. 75.


4. CHOUPANA CAFFÉ. Pertinho da Versailles, o Choupana Caffé é um excelente local para café, almoço, bate papo com os amigos. A vontade é de ficar lá por algumas horas e aproveitar os pães frescos, croissants, o iogurte delicioso com frutas, e claro, um café especial.


Espaço do Choupana Caffé com mesas, cadeiras e balcão de atendimento

Endereço: Av. da República, n. 25A.


5. NICOLA. Bem no centro de Lisboa, o tradicional café fica sempre cheio, possui uma esplanada ótima para os dias de sol. O interior é lindíssimo (não pode tirar fotos), e desde 1935 possui a mesma decoração, tendo sido a segunda casa do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage. Ótima pedida para uma pausa durante um passeio pela Baixa e pelo Rossio.


área externa do café Nicola com ombrelones na esplanada, cheia de pessoas

Endereço: Praça Dom Pedro IV, n. 24.


6. NICOLAU LISBOA CAFÉ. O namorado da Amélia (eles brincam e se intitulam assim) chegou primeiro a Lisboa. Fica entre a Baixa e Alfama, em um cantinho super charmoso, e cheio de delícias. Para quem gosta de tapioca, sim, lá tem! E também sucos (sumos), saladas, chás.


nome Nicolau na parede com papel de parede com plantas e uma vitrola na frente

Endereço: Rua de São Nicolau, n. 17.


7. PASTÉIS DE BELÉM. Mais tradicional, impossível! Os famosos pastéis de Belém foram criados neste local em 1837, e até hoje são motivo para ganhar faceiramente uns quilos a mais!

Entre porta adentro até encontrar uma mesa livre - o local é enorme! E a fila na porta é apenas para o "take away" (comprar e levar).

pastéis de Belém com xícara de café

Lembrando que pastéis de Belém, só estes! Os demais são pastéis de natas, e te conto aqui quatro (4) lugares para apreciar!

Endereço: Rua Belém, n 84, Belém (pode ir de comboio e descer na estação de Belém).


8. TEASE. Aqui tudo é lindo! Das delícias servidas aos detalhes mais perfeitos da decoração. Não tenha pressa. Chás, cafés, bolinhos, brownie, e até mesmo refeições são servidas no Tease, e sempre te deixam com vontade de repetir!

mesa com flores, bolo vermelho, cupcake e café

Há dois endereços: No Príncipe Real fica na Rua da Quintinha, n. 70 (endereço novinho!). O mais novo foi aberto no Cais do Sodré, fica na Rua de São Paulo, n. 160.

Ambos são imperdíveis!


9. VERSAILLES. Luxo e sofisticação a um preço acessível. Os doces são deliciosos! A antiga e linda pastelaria/restaurante possui uma esplanada para os dias de sol no Saldanha, e um espaço interno que nos faz voltar no tempo. Entre, mesmo que para um pequeno café.


espaço da Versailles com lustres, espelhos e pessoas

Endereço: Avenida da República, n.15-A, Saldanha.


Já conheceu algum deles? Tem algum predileto? Há opções mais clássicas e outras mais modernas, mas sempre cheias de sabor!

A seleção te permite conhecer vários bairros da cidade, e sempre escolher um local para descansar com um delicioso café.


Quer um roteiro para Lisboa? Aqui tem um perfeito para aproveitar 3 dias na cidade! Prefere um feito na medida para você? Veja como obter um roteiros personalizados!


Lisboa tem muitos cafés! O blog As Passeadeiras dá a dica de 15 cafés para conhecer em Lisboa! Imperdível!

Mais um pouco de Lisboa? Vejam as dicas do icônico blog Viaje na Viagem!


Tem 4 dicas sensacionais para curtir Lisboa neste post! Se quiser ver minha primeira impressão sobre Portugal, que foi em 2006... (lá se vão muitos anos!), leia aqui - só tenho uma coisa a dizer: continuo apaixonada!


Hospedagem em Lisboa? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!



Precisa transferir dinheiro para o exterior? Clique aqui, cadastre-se no TransferWise e ganhe uma transferência sem custos! 


Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo
Instagram: @blogumolharnovo
Twitter: @UmOlharNovo

Marcadores: , , , , ,