Praias de Cascais - uma a uma para saber qual escolher!

Cascais é conhecida como a Riviera Portuguesa. São praias por todo o seu litoral, cerca de 30km (trinta quilômetros) de mar.

Bem ao lado de Lisboa, de comboio (trem) chega-se em 40 (quarenta) minutos aproximadamente, é toda banhada pelo mar, o que deixa o seu percurso mais gostoso.

Tem até um roteiro bem legal para passar o dia todo na cidade! Mas se for aproveitar as praias, este post é leitura obrigatória ;)

Vamos à praia! 


PRAIAS PARA JOVENS e PARA SURF

Das várias praias de Cascais, duas são especialmente voltadas para o público mais jovem: CARCAVELOS e GUINCHO (e CRESMINA).

CARCAVELOS:

A primeira praia depois de Oeiras (município que fica entre Lisboa e Cascais), Carcavelos tem uma extensa faixa de areia, com locais para esportes, além de ser bastante frequentada por surfistas (em épocas de ondulação).


praia de Carcavelos com barracas na areia e mar ao fundo

Possui excelente infraestrutura, com vários restaurantes, além de estacionamento (na beira da praia e nas proximidades).

Mais frequentada pelo público jovem, no verão, é sempre cheia até o por-do-sol.

GUINCHO:

A Praia do Guinho e da Cresmina são lado a lado, separadas por construções rochosas, mas com o mesmo público.

O acesso é mais limitado, pois a estação final dos comboios para bem antes. É possível chegar de ônibus ou de carro. 

É o local para esportes do mar, especialmente para o kitesurf e o surf, pois há bastante vento na região.

Também possui restaurantes próximos, e todos bem conceituados. O estacionamento é feito na linha da praia (pouco), e se chegar mais tarde, fica complicado encontrar uma vaga.


praia do Guincho com algumas pessoas e mar ao fundo

O mar parece ter uma cor diferente, e mesmo que não vá para aproveitar a praia, vale a pena conhecer - o por-do-sol é lindo!


PRAIAS PARA FAMÍLIAS

Se procura mar tranquilo, ambiente familiar, e não se importa com crianças jogando areia (está com uma delas), muitas são as opções: PRAIA DA RIBEIRA, PRAIA DA RAINHA, PRAIA DA CONCEIÇÃO, PRAIA DA POÇA, PRAIA DA AZARUJINHA, e PRAIA DE SÃO PEDRO DO ESTORIL.

PRAIA DA RIBEIRA:

Também conhecida como Baía de Cascais, a Praia da Ribeira fica bem no centro da cidade. Nela fica o Clube de Vela, e também algumas embarcações pequenas (bem próximo está a Marina de Cascais).



Há sempre rede de vôlei, e ela é palco de várias atrações da cidade. Um destes eventos é o "Festas do Mar" que acontece na 2ª quinzena de agosto.

PRAIA DA RAINHA:

É, para mim, a praia mais bonita da cidade. Fotogênica por natureza, com as pedras ao lado, a praia é uma piscina em mar aberto.

É bem pequena, e o acesso não é facilitado a pessoas com necessidades especiais (não é acessível), sendo necessária a utilização de uma escadaria para se chegar à areia e mar.



Por ser bem no centro da cidade, não há estacionamento por perto. Mas a estação final de comboio (trem) é bem próxima.

PRAIA DA CONCEIÇÃO e PRAIA DA DUQUESA:

A Praia da Conceição é uma praia bem democrática! Há acessibilidade e um projeto maravilhoso que leva cadeirantes ao mar (o projeto também pode ser visto/usufruído na praia de Carcavelos e na praia do Tamariz).


praias com pessoas na areia e outra fazendo SUP

Também há locação de pranchas de stand up (SUP) e brinquedos aquáticos infláveis (insufláveis) - diversão certa para todas as idades.


faixa na praia para levar cadeirantes
Faixa para permitir a chegada das cadeiras de rodas, na Praia da Conceição

Vizinha à Praia da Rainha, também não há estacionamento com facilidade e bem próximo. Mas o comboio fica a menos de 200m de distância.

Bem ao lado, na mesma faixa de areia, está a Praia da Duquesa. Embora possuam nomes diferentes, estão juntinhas, e por isso a opção de deixá-las assim por aqui.

PRAIA DA MOITA:

Nesta praia fica uma piscina oceânica - a piscina oceânica Alberto Romano. É muito comum ver idosos e crianças, além de muitos que optam por tomar sol nas escadarias feitas à volta da praia.



PRAIA DA POÇA:

Esta praia é feita para crianças bem pequenas. Foi construída uma piscina natural, que protege das ondas, e deixa tudo bem tranquilo.



Tem como vizinha a Praia da Azarujinha (abaixo), e o acesso se dá pelo mesmo calçadão. Há bar e um pequeno (bem pequeno) estacionamento.

PRAIA DA AZARUJINHA:

É uma praia muito charmosa! Fica próxima a uma encosta, o que permite que as pessoas se sentem nas pedras e peguem sol. Sem ondas, é excelente para levar os pequenos para um mergulho.



É um pouco mais difícil o acesso (escadaria ou andando por um calçadão que margeia diversas praias), mas o local é bem bonito.

PRAIA DE SÃO PEDRO DO ESTORIL:

Praia para famílias. Famílias que só pegam sol, que nadam, e que surfam. Em algumas épocas do ano há ondas, e por isso, algumas escolinhas de surf se localizam nela.



Em outras épocas (verão), as águas são calmas. Há bares e estacionamento.


PRAIA PARA ABALAR

Brincadeira a parte, a PRAIA DO TAMARIZ é a praia mais chic de Cascais. É a praia que fica em frente ao Casino Estoril, e com bares mais requintados. Se é, ou quer ser, fino, esta é a sua praia!

Foto gentilmente cedida pelo blog As Passeadeiras


PRAIA PARA TIRAR A FOTO MAIS BONITA

PRAIA DO FAROL DE SANTA MARTA

A sua foto mais bonita será tirada nesta praia. A pequena praia, nem sempre está com possibilidade de utilização, pois quando a maré está baixa, o mar fica bastante recuado, e é impossível um mergulho.



É um ponto de apoio para os amantes dos caiaques, que saem das águas calmas para um passeio pelo litoral da cidade.

Além destas praias, Cascais também possui outras: Praia da Parede, Praia das Avencas, Praia da Bafueira, Praia da Arriba. Todas estas são praias, mas ou não possuem, ou possuem faixa de areia bem pequena, mas de todo modo, é possível a utilização do espaço para apreciar o dia, tomar um sol, dar um mergulho.

Praia das Avencas
A Praia do Abano é a última praia do litoral de Cascais, e fica na divisa com Sintra. Para chegar até lá, a melhor opção, é de carro. Após estacionar, ainda será preciso caminhar um pequeno trajeto (inclusive com escadas). A praia não é visível pela rodovia. Praia familiar, para passar o dia inteiro por lá, mas com ondas.

Foto gentilmente cedida pelo blog As Passeadeiras


Quer ver mais sobre Portugal? Veja todas as dicas:



Cascais em 1 dia!

Conhecendo o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa

Roteiro para aproveitar Lisboa em 3 dias

Arte Urbana em Lisboa


Para conhecer Portugal com outros olhares, veja também:


Lisboa, pelo olhar do blog Caixa de Viagens


Sintra - pelo Viaje na Viagem, maior blog de viagens do Brasil

Verão no Alentejo, pelo Eu Vou de Mochila


Se quiser um roteiro especialmente feito para você, só entrar em contato! Maiores informações estão descritas aqui!


Hospedagem em Lisboa? Ou em qualquer lugar do mundo? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Se a sua opção for um B&B muito charmoso e muito bem localizado, a dica é o Pergola House, bem no centro de Cascais. 

Mas se quiser um Hostel simples, bem localizado, e com preço excelente, o F3 HOSTELS.


Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo
Instagram: @blogumolharnovo
Twitter: @UmOlharNovo


Marcadores: , , ,